andrews medina

Snakes and rubies

escrito em 23/01/2008

Aproveitando a pequena temporada que estou passando em São José do Rio Preto, hoje (23/01/08) conheci pessoalmente o Eustáquio Rangel, mais conhecido como Taq.

O Taq para quem não sabe, é programador Ruby/Rails, toca contrabaixo e escreveu um livro sobre Ruby.

Mesmo participando de comunidades diferentes (todos sabem que uso Python/Django) eu e o Taq não nos atacamos, alfinetamos e nem nos matamos, como muitos tem feito. Pelo contrário, conversamos sobre muitas coisas legais, mas o principal assunto foi sobre as comunidades OpenSource, entre elas a de Python/Django e Ruby/Rails.

Python e Ruby são linguagens que tem várias características em comum, como tipagem estática, duck typing, orientação a objetos e são opensource. E nos últimos anos ambas estão crescendo em popularidade devido a essas características. Segundo o TIOBE, um ranking que mede a popularidade das linguagens, Ruby teve o maior crescimento de popularidade em 2006 e Python em 2007.

Nesse contexto todo ainda há desenvolvedores que criticam uma dessas linguagens apenas pelo fato de gostar da outra. Isso gera muita discussão e não leva a nada.

Espero que em 2008 ambas comunidades continuem crescendo e que cresça também a amizade e o respeito entre ambas.

blog comments powered by Disqus